Projeto de Química Experimental
(Evaporação)
Material
5 cm3 de solução azul-de-metileno
1 copo de vidro
1 funil de plástico (7 cm de diâmetro)
1 bastão de vidro (18 cm x 0,5 cm)
1 pinça de madeira
1 tubo de ensaio (15 mm x 150 mm)
1 estante para tubos de ensaio
1 lamparina a álcool
Álcool para queimar
Procedimento
a. Coloque o tubo de ensaio na estante.
b. Coloque a solução de azul-de-metileno no copo limpo e passe-a deste para o tubo de ensaio com o auxílio do funil e do bastão.
c. Acenda a lamparina.
d. Segure o tubo de ensaio com a pinça de madeira e leve-o sobre a chama da lamparina.
e. Espere a solução entrar em ebulição e deixe praticamente todo o líquido evaporar-se.
f. Observe o resíduo que fica no fundo do tubo de ensaio.
Resultado Esperado
Após a evaporação sobra um resíduo azul-escuro no fundo do tubo de ensaio.
Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br
****************************************************************************************
Projeto
Tema:
Sitio do pica-pau amarelo.
Pretendemos
com este projeto resgatar a literatura de Monteiro Lobato através de suas
historias desenvolvendo a imaginação e criatividade dos alunos.
Projeto:
Sitio do pica-pau amarelo.
Idade:
6 á 8 anos.
Série:
Segundo ano .
Disciplinas:
Língua portuguesa e Educação Artística.
Introdução:
Este
tema foi escolhido baseando-se no grande nome da literatura brasileira: Monteiro
Lobato e sua maior obra: “o Sitio do pica-pau amarelo.” Com o propósito de
despertar nas crianças o interesse pela leitura através de suas mágicas
historias, cheias imaginação, que marcaram gerações.
Pretendemos
através deste projeto, aguçar a criatividade dos alunos e desenvolver com eles
um trabalho artístico rico em detalhes e criatividade que promete resgatar
valores contidos nas historias e trazer á muitas pessoas uma imagem clara do
que marcou a infância de muita gente.
Possibilidades:
·
Aula de leitura com interatividade.
·
Confecção do sítio em maquete com materiais
diversos incluindo recicláveis;
·
Peça teatral encenada pelos alunos de uma das
historias que eles mesmos irão escolher.
Objetivos
gerais:
·
Desenvolver a criatividade e a imaginação;
·
Desenvolver a coordenação motora;
·
Desenvolver o trabalho em equipe;
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver a leitura;
·
Desenvolver a interpretação de texto;
·
Desenvolver a comunicação;
Justificativa:
Esta proposta visa fazer com que as
crianças vejam a leitura como algo prazeroso, estimulá-las a se interessarem
pela nossa literatura e cultura, aprender a retratar e interpretar o que foi
lido. Além de estudar a cultura brasileira e sua riquíssima literatura as
historias de Monteiro Lobato trazem consigo valores que devem ser estudados e
resgatados e farão muita diferença na formação de caráter.
Metodologia:
·
Planejar uma aula de leitura coletiva onde a
professora e os alunos que estiverem dispostos irão ler de forma comunitária,
inclusive com vozes e interpretações, enquanto o resto da sala permanecerá atento;
·
Será feita uma chamada oral, em forma de
debate, sobre o que foi lido, podendo assim, as crianças darem sua opinião.
·
Será recolhido material reciclável para a
confecção da maquete;
·
Os alunos serão divididos em grupos e cada um
ficara responsável pela confecção de um personagem feito de massinha de
modelar, deverá ser rico em detalhes;
·
Junção dos materiais desenvolvidos e montagem
da maquete;
·
Definição da historia a ser apresentada como
peça;
·
Definição das personagens e ao alunos que as
interpretarão;
·
Definição dos alunos responsáveis pelo
figurino;
·
Definição dos alunos responsáveis pelo som;
Período
de duração:
10 aulas divididas entre Português e Educação artística.
Recursos:
·
Livros de Monteiro Lobato;
·
Massinha de modelar;
·
Materiais recicláveis;
·
Papelão;
·
Cola, régua, tesoura;
·
Lápis, canetinha, giz de cera;
·
Cola colorida;
·
Gliter, lantejoula;
Nenhum comentário:
Postar um comentário