Sarau


PROJETO DE SARAU PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

TURNO: MATUTINO
CONTEÚDO: POESIAS DE DIVERSOS AUTORES
DURAÇÃO: ANO LETIVO DE 2012
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E COMUNIDADE
LOCAL DE EXECUÇÃO: PÁTIO DA ESCOLA MUNICIPAL
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como principal objetivo estruturar ações de promoção da leitura do acervo literário  existente na escola e ainda como desafio delinear de forma resumida a interdisciplinaridade por considerá-la de extrema relevância e acreditar que por meio dela é possível dar um passo rumo ao despertar para o gosto da leitura. Pretende, portanto, envolver todos os professores num compromisso coletivo de fazer do aluno um leitor espontâneo, que o faz por prazer.
O êxito desse projeto consiste na cooperação e na troca do trabalho aberto ao diálogo e ao planejamento. Propusemos ser incansáveis na busca de atividades e metodologia para viabilizar o contexto desta ação e também tentar promover um canal de comunicação para desenvolver um trabalho de equipe em que toda ação seja de consenso.
Esperamos que ao dinamizar o trabalho com a leitura, aconteça novos rumos no sentido de promover por meio das práticas de leitura e  de acesso a informação, a integração dos alunos ao tempo em que estão vivendo e competências de enfrentar um público sem medos.
OBJETIVO GERAL
Despertar vitalidade às atividades didáticas pedagógicas da escola, facilitando projetos interdisciplinares capazes de abrir mais alternativas culturais para os alunos e disponibilizar meios que facilitem o acesso ao exercício de enfrentar um público.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar no aluno o gosto pela leitura.
Ampliar a vivência cultural dos alunos..
Criar condições de incentivo a todas as formas de manifestações culturais.
Promover a interação entre funcionários / professor / aluno/ comunidade.
Valorizar a importância da leitura e do conhecimento como instrumento de transformação social e exercício da cidadania.
Explorar o computador como recurso de pesquisa de textos, poesias, poemas com mais facilidade e comodidade.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Ler e interpretar  vários tipos de textos etc.
Reconhecer a importância da leitura enquanto cultura que contribui para a experiência individual e compreensão de vários momentos da vida no passado, presente e futuro.
Reconhecer a importância da leitura como canal  para o desenvolvimento  do senso crítico.
Reconhecer a importância do trabalho em equipe
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Contar histórias  
Escrever poesias
Participar de encontros e saraus
Representar  textos teatrais
Organizar amostras de trabalhos para a sociedade
Ilustrar poemas
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Adquirir uma nova forma de fazer, ser e pensar o mundo.
Valorizar o silêncio.
Compartilhar experiências
Refletir sobre a importância da leitura
Interessar se pela cultura e pela arte
Valorizar interagir e cooperar com os colegas
Valorizar nossas raízes para gerar atitude de reconhecimento e orgulho de nosso país.  
METODOLOGIA
Para desenvolver este projeto em parceria com os professores algumas atividades permanentes e eventuais serão trabalhadas através da metodologia de preferência deles.
Pesquisa (dos alunos) sobre o autor das poesias escolhidas
Promover concurso de contadores de histórias, poesia, poemas etc.
Ensaios de representações teatrais
OBS: Trabalhar com informações  significativas, que  contribuam para formação  cultural dos alunos.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Livros de poesias
Livros de poemas
Livros de histórias ( causos )
Papel cham-ex
Data-show, máquina fotográfica e computador
Tenda para momento da apresentação
Palco
Som potente
Microfones (em média de dois ou três )
Balinhas ou bombons para recepção ( dia da apresentação )
Iluminação
Cola quente e cola para: papel, isopor, tecidos
Cordão tipo barbante
tesoura
Plástico e papel a serem definidos metragem e tipo de cada um, depois de locada a tenda.
AVALIAÇÃO
Será feita através da observação  do desempenho dos alunos no decorrer das atividades propostas,  nos procedimentos e apresentação das poesias, poemas e histórias no dia da realização do sarau por uma equipe que irá compor o corpo de jurados, em média de cinco pessoas. Professores, funcionários e comunidade. O corpo de jurados deverão conhecer o potencial dos alunos, para perceberem o progresso nas avaliações.
REFERÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário