PROJETO
DE SARAU PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
TURNO:
MATUTINO
CONTEÚDO:
POESIAS DE DIVERSOS AUTORES
DURAÇÃO:
ANO LETIVO DE 2012
PÚBLICO
ALVO: PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E COMUNIDADE
LOCAL
DE EXECUÇÃO: PÁTIO DA ESCOLA MUNICIPAL
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem como principal objetivo estruturar ações de promoção da leitura do
acervo literário existente na escola e ainda como desafio delinear de
forma resumida a interdisciplinaridade por considerá-la de extrema relevância e
acreditar que por meio dela é possível dar um passo rumo ao despertar para o
gosto da leitura. Pretende, portanto, envolver todos os professores num
compromisso coletivo de fazer do aluno um leitor espontâneo, que o faz por
prazer.
O
êxito desse projeto consiste na cooperação e na troca do trabalho aberto ao
diálogo e ao planejamento. Propusemos ser incansáveis na busca de atividades e
metodologia para viabilizar o contexto desta ação e também tentar promover um
canal de comunicação para desenvolver um trabalho de equipe em que toda ação
seja de consenso.
Esperamos
que ao dinamizar o trabalho com a leitura, aconteça novos rumos no sentido de
promover por meio das práticas de leitura e de acesso a informação, a
integração dos alunos ao tempo em que estão vivendo e competências de enfrentar
um público sem medos.
OBJETIVO GERAL
Despertar
vitalidade às atividades didáticas pedagógicas da escola, facilitando projetos
interdisciplinares capazes de abrir mais alternativas culturais para os alunos
e disponibilizar meios que facilitem o acesso ao exercício de enfrentar um
público.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar
no aluno o gosto pela leitura.
Ampliar
a vivência cultural dos alunos..
Criar
condições de incentivo a todas as formas de manifestações culturais.
Promover
a interação entre funcionários / professor / aluno/ comunidade.
Valorizar
a importância da leitura e do conhecimento como instrumento de transformação
social e exercício da cidadania.
Explorar
o computador como recurso de pesquisa de textos, poesias, poemas com mais
facilidade e comodidade.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Ler
e interpretar vários tipos de textos etc.
Reconhecer
a importância da leitura enquanto cultura que contribui para a experiência
individual e compreensão de vários momentos da vida no passado, presente e
futuro.
Reconhecer
a importância da leitura como canal para o desenvolvimento do senso
crítico.
Reconhecer
a importância do trabalho em equipe
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Contar
histórias
Escrever
poesias
Participar
de encontros e saraus
Representar
textos teatrais
Organizar
amostras de trabalhos para a sociedade
Ilustrar
poemas
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Adquirir
uma nova forma de fazer, ser e pensar o mundo.
Valorizar
o silêncio.
Compartilhar
experiências
Refletir
sobre a importância da leitura
Interessar
se pela
cultura e pela arte
Valorizar
interagir e cooperar com os colegas
Valorizar
nossas raízes para gerar atitude de reconhecimento e orgulho de nosso país.
METODOLOGIA
Para
desenvolver este projeto em parceria com os professores algumas atividades
permanentes e eventuais serão trabalhadas através da metodologia de preferência
deles.
Pesquisa
(dos alunos) sobre o autor das poesias escolhidas
Promover
concurso de contadores de histórias, poesia, poemas etc.
Ensaios
de representações teatrais
OBS:
Trabalhar com informações significativas, que contribuam para
formação cultural dos alunos.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Livros
de poesias
Livros
de poemas
Livros
de histórias ( causos )
Papel
cham-ex
Data-show,
máquina fotográfica e computador
Tenda
para momento da apresentação
Palco
Som
potente
Microfones
(em média de dois ou três )
Balinhas
ou bombons para recepção ( dia da apresentação )
Iluminação
Cola
quente e cola para: papel, isopor, tecidos
Cordão
tipo barbante
tesoura
Plástico
e papel a serem definidos metragem e tipo de cada um, depois de locada a tenda.
AVALIAÇÃO
Será
feita através da observação do desempenho dos alunos no decorrer das
atividades propostas, nos procedimentos e apresentação das poesias,
poemas e histórias no dia da realização do sarau por uma equipe que irá compor
o corpo de jurados, em média de cinco pessoas. Professores, funcionários e
comunidade. O corpo de jurados deverão conhecer o potencial dos alunos, para
perceberem o progresso nas avaliações.
REFERÊNCIA
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